Você sabe o que é obsolescência programada? O que você faz para evitá-la?



Já percebeu que os móveis, panelas e eletrodomésticos de nossos avós duram muito mais tempo do que os nossos? E por que isso acontece? Porque hoje em dia muitos itens são feitos para não durar, a intenção das empresas é poder vender seu produto continuamente e assim obter mais lucro, isso se chama Obsolescência Programada.

Tudo iniciou na grande crise de 1929 em que muitos produtos ficaram no estoque e não vendiam, alguns economistas norte-americanos mencionavam “Um produto que não se desgasta é uma tragédia para os negócios”, e as lâmpadas que na época duravam 2.500 horas passou a durar 1.000, daí para frente vários outras empresas tomaram o mesmo rumo fazendo seus produtos propositalmente mais frágeis. Atualmente está ainda pior com os produtos eletrônicos. Imagine quanto lixo é gerado com tudo isso?

O documentário espanhol “Comprar, tirar, comprar - The Light Bulb Conspiracy” mostra a realidade da cadeia de produção de qualidade inferior.

Quando eu era criança me recordo que os guarda-chuvas duravam muito mais e tinha até pessoas que o consertavam, hoje ele se tornou tão barato (e frágil) que não compensa consertá-lo.



E o que fazer para evitar?


Reflita sobre a compra – Evite trocar aparelhos que ainda estejam em condições de uso. Antes de comprar algo novo, é preciso fazer uma avaliação entre o que é desejo e necessidade.

Informe-se sobre o produto – Se depois de uma breve avaliação, a decisão for por comprar o item, o ideal é pesquisar em sites de reclamações para verificar se ele apresenta problemas recorrentes.

Pesquise sobre a garantia – Veja se esse modelo tem garantia e qual é o tempo dela. Informe-se ainda sobre a facilidade de reposição de peças e se o fabricante possui uma política de coleta de equipamentos ao fim da vida útil.

Faça o descarte correto – Todas as partes envolvidas na cadeia de consumo devem contribuir para o correto destino dos produtos em fim de vida útil, empresa e consumidor.

Em 2010, foi instituída pelo Governo Federal a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a lei da logística reversa que estabelece obrigações a fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos geram resíduos ao meio ambiente e é dever dessas empresas disponibilizar postos de coleta para seus produtos. Se houver dificuldade para encontrar um desses postos, o consumidor deve entrar em contato com o fabricante do produto que pretende descartar.



0 visualização

         

        Frete grátis

  para Região Sudeste 

    acima de R$200

            Cupom:                        FRETESUDESTE

Siga-nos

 

  • Facebook ícone social
  • Instagram

Sobre nós 

 

Nós do Empório Bio acreditamos que cada atitude faz a diferença.

Assim como você, estamos preocupados em gerar menos lixo, somos contra testes em animais e queremos oferecer produtos seguros e naturais para seu dia a dia.

Porque o que nos importa é fazer desse mundo um lugar sustentável para se viver.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e descontos exclusivos!

Empório Bio. E-mail: contato@emporiobio.com.br

Endereço: Rua Manoel Dutra, 553. São Paulo. Tel: (11) 2130-0731

CPF:359.636.458-24

Entrega estimada de produtos: de até 7 dias úteis após da confirmação de pagamento.