Com a quarentena estamos emitindo menos de um milhão de toneladas de CO2 por dia

Nas imagens dos satélites já é possível comprovar a queda da poluição em vários países. Apesar da tragédia que o novo Corona vírus tem causado é possível ver em vários locais do mundo a natureza ressurgir e a poluição diminuir gradativamente.

A Agência Lusa compilou os dados de emissões de CO2 com base em relatórios internacionais e atribui essa queda pela procura do petróleo, utilização de carvão e a suspensão de milhares de voos.

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Ambiente, seria preciso reduzir em 7,6% por ano as emissões de gases com efeito de estufa para manter a temperatura global de 1,5 graus Celsius acima da era pré-industrial e provavelmente este ano essa meta conseguirá ser atingida.

Imagens de satélite divulgadas pela NASA e pela Agência Espacial Europeia das principais cidades chinesas entre os meses de janeiro e fevereiro mostram uma redução drástica nas emissões de dióxido de nitrogênio liberadas por carros, fábricas e instalações industriais.

Na província de Hubei, onde teve inicio o surto, o número médio de dias de boa qualidade no ar aumentou já 21,5% em fevereiro, face ao período homólogo, segundo o Ministério de Ecologia e Meio Ambiente da China a este canal. Um novo vídeo produzido pela Agência Espacial Européia (ESA), usando dados recolhidos pelo satélite Copernicus Sentinel-5P da agência, mostra o mesmo acontecendo na Itália.



Os especialistas tem comentado sobre a redução direta na morte causadas pela poluição do ar. Na Revista Forbes também surgiu uma matéria sobre este assunto ligando o novo coronavírus, com o fechamento de fábricas e redução de viagens de carro e avião e a diminuição da poluição letal, incluindo os gases de efeito estufa que estão aquecendo o clima.

François Gemenne, diretor do Observatório Hugo, disse “estranhamente, acho que o número de mortos pelo coronavírus no final pode ser positivo, se considerar as mortes por poluição atmosférica”, citando, por exemplo, as 48.000 pessoas que morrem anualmente na França por causa de poluição atmosférica e mais de um milhão na China.


O mesmo tem acontecido no Brasil, nas capitais dos estados é perceptível por satélite a diminuição da poluição.


Ao longo dessa quarentena centenas de pessoas tem compartilhado fotos do céu mais limpo, pôr do sol mais bonito, visibilidade maior de estrelas e até imagens das montanhas no himalaia muito mais visível.

Estudos também tem mostrado a recuperação rápida da camada de ozônio e a consequência disso é que haverá mudanças na precipitação, na temperatura atmosférica e oceânica além da concentração de sal.



0 visualização

         

        Frete grátis

  para Região Sudeste 

    acima de R$200

            Cupom:                        FRETESUDESTE

Siga-nos

 

  • Facebook ícone social
  • Instagram

Sobre nós 

 

Nós do Empório Bio acreditamos que cada atitude faz a diferença.

Assim como você, estamos preocupados em gerar menos lixo, somos contra testes em animais e queremos oferecer produtos seguros e naturais para seu dia a dia.

Porque o que nos importa é fazer desse mundo um lugar sustentável para se viver.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e descontos exclusivos!

Empório Bio. E-mail: contato@emporiobio.com.br

Endereço: Rua Manoel Dutra, 553. São Paulo. Tel: (11) 2130-0731

CPF:359.636.458-24

Entrega estimada de produtos: de até 7 dias úteis após da confirmação de pagamento.